Saiba como chegamos até aqui.

Nosso compromisso é participar da formação de crianças e jovens.

Uma escola completa oferece a formação global do cidadão e a preparação para o mercado de trabalho, da Educação Infantil ao Ensino Técnico.

Proposta Pedagógica

Na perspectiva da Educação, a proposta pedagógica é o grande alicerce para que a Instituição de Ensino faça as conexões e articulações necessárias para se construir o aluno como o sujeito que se deseja inserir em sociedade. Segundo a LDB, a Lei de Diretrizes e Bases 9.394/96, é um documento de referência. Também chamada de projeto pedagógico, projeto político-pedagógico ou projeto educativo.

O Colégio Barão de Mauá adota uma proposta pautada em concepções pedagógicas ativas, que privilegiam a construção significativa do conhecimento, o desenvolvimento das competências socioemocionais e o preparo para o exercício da cidadania e a qualificação para a inserção no mercado de trabalho.

Tais concepções colocam o aluno como protagonista de seu aprendizado, por meio de métodos inovadores e com a utilização de recursos tecnológicos que possibilitam uma melhor compreensão e interação com conteúdos disponibilizados.

Os princípios filosóficos que sustentam a Proposta Pedagógica do Colégio Barão de Mauá são: o respeito a si, ao outro e à natureza. A Proposta baseia-se, ainda, em quatro pilares da Educação onde o aluno será levado a: aprender a aprender, aprender a ser, aprender a conviver, e aprender a fazer.

Alicerçado numa Proposta Pedagógica que respeita a diversidade, as necessidades especiais e os interesses dos alunos no processo de desenvolvimento, o Colégio Barão de Mauá valoriza os conteúdos, aprendizagens e conceitos essenciais das diferentes áreas de conhecimento e da formação humana, atribuindo-lhes uma dimensão atual e inovadora, almejando resultados qualitativos e quantitativos para se construir uma sociedade mais justa e solidária através de um sujeito ativo e transformador, dinâmico, reflexivo, crítico, feliz, criativo, inovador e com autonomia para que saiba buscar e propor soluções para os problemas em sociedade e que seja apto a reconhecer e lidar com suas emoções e do outro.

Diversificadas, as atividades são promovidas de acordo com o contexto educacional, baseando-se em uma metodologia de aprendizagem significativa, em que práticas de participação solidária e de incentivo ao trabalho coletivo valorizam a cultura pré-existente nos alunos e em suas famílias e fomentam o exercício de sua plena cidadania e interação social.

Para tanto, o Colégio Barão de Mauá valoriza o aprendizado bilíngue, a prática esportiva e as expressões culturais, evidenciando o espírito de equipe e coletividade, o estabelecimento de metas possíveis, objetivos claros, perseverança, planejamento, cumplicidade e principalmente a participação da família no processo de construção do ensino-aprendizagem.

Assim, a Proposta Pedagógica do Colégio Barão de Mauá procura a máxima valorização da instituição familiar, resgatando princípios éticos, promovendo encontros e continuamente instruindo e capacitando todo o corpo docente, equipe pedagógica e demais funcionários a criarem um clima de sincronia entre Colégio e Família.

Missão

Contribuir na formação global do cidadão, através da aquisição do conhecimento, do desenvolvimento das habilidades e da formação de valores.

Ser uma escola de referência, pela excelência na educação.

Valores

Respeito, honestidade, justiça, solidariedade, autonomia, responsabilidade e ética.

Nossos Diferenciais

Sistema de Ensino que se caracteriza pela inovação na área educacional.

Sistema de Ensino

De reconhecida eficiência, o Sistema Anglo de Ensino une tradição e modernidade, tanto nos materiais didáticos, quanto na metodologia de ensino; há mais de 60 anos promove a aprovação nos vestibulares mais concorridos do País e recentemente, na formação de alunos em toda a Educação Básica.

Professores

Alinhada ao Sistema Anglo de Ensino, que influenciou importantes mudanças na educação do País, a atuação da equipe proporciona uma proposta diferenciada aos alunos.

- Área de embarque e desembarque
- Portões eletrônicos
- Circuito interno de câmeras
- Portaria
- Rádios de comunicação
- Controle na entrada e saída
- Carteirinhas de identificação
- Uso do uniforme
- Catracas

Enfermaria

O atendimento na enfermaria de nosso Colégio é realizado por profissional devidamente habiitado e experiente no trabalho em escolas. Sua especialidade é cuidar das queixas de enfermidades dos alunos, professores e demais funcionários, realizar os atendimentos de primeiros socorros, fazer os encaminhamentos emergenciais e ministrar medicamentos autorizados pelos responsáveis, com receita médica, de acordo com as normas vigentes.

Inclusão

Ensino adequado a cada necessidade, de acordo com a legislação pertinente, em especial com a Constituição Federal / 88, o E.C.A., lei de Diretrizes e Bases da Educação e a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação inclusiva. Os professores são preparados e atualizados para esse trabalho.

Escola de Esportes

A partir dos 5 anos de idade:

- Futebol Society
- Tênis de Mesa
- Xadrez

Período Integral

Oferecemos como opção às famílias, o período integral para alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental I, das 7h às 18h.

Cine Alameda Barão

Um cinema na escola, planejado para que o entretenimento, promovido pela arte e pela cultura, proporcionem momentos espontâneos de aprendizagem. Tudo isso, em um ambiente agradável e acolhedor.