BARÃO ARTES

O departamento Barão Artes é responsável pela coordenação das aulas extracurriculares de balé, ginástica rítmica, violão e teatro, além do planejamento de eventos referentes a estas modalidades e que se relacionem com as demais atividades culturais do Colégio.
Através das atividades artísticas são desenvolvidos métodos de ensino que atuam no campo da ludicidade e estimulam a criatividade, propiciando um ambiente no qual o educando participa ativamente dos processos de construção do conhecimento, envolvendo além do raciocínio e da inteligência, a afetividade e as emoções.
Em um contexto de diversidade cultural, as manifestações artísticas resultam de um conjunto de valores e expressam formas do humano na interação com o mundo. Entrar em contato com esse universo permite ao aluno uma visão mais crítica, além de contribuir para a sua própria ação no meio em que vive.
As atividades artísticas desenvolvem:

● Apropriação da linguagem
● Concentração e aprendizado
● Habilidades cognitivas e motoras
● Sociabilidade
● Criatividade e memorização
ARTES CIRCENSES

A disciplina de artes circenses está presente na grade curricular da educação infantil do Colégio Barão de Mauá, e a mesma tem por objetivo desenvolver os aspectos motores, cognitivos e sócio-afetivos dos nossos alunos através de uma arte milenar que contribuiu e contribui para a nossa cultura.

Durante o ano letivo a criança pratica os principais elementos do circo além conhecer um pouco de sua história e como esta arte é importante e essencial quando falamos de cultura. Esta disciplina além de de promover melhora na coordenação motora, equilíbrio, alongamento, flexibilidade e força, ela contribui para maior consciência corporal, além de estimular a criança à práticas esportivas.

As atividades são trabalhadas de forma lúdica, despertando o interesse e a criatividade da criança, promove interação entre os alunos nas atividades realizadas, exploramos o universo lúdico do circo você que contribui para um aprender diferenciado que vai além da nossa imaginação.
BALLET

As aulas de ballet ministradas no Colégio Barão de Mauá, tem por objetivo principal desenvolver elementos essenciais no processo aprendizagem do aluno, como o ritmo, concentração, lateralidade, criatividade e disciplina. Além de estimular todos os aspectos motores, esta disciplina contempla também os aspectos sócio-afetivos, cognitivos e sociais através da interação entre os alunos durante o ano letivo.

Esta modalidade além de ser prazerosa, promove um bem estar físico e emocional de quem a pratica. As aulas são planejadas de acordo com cada faixa etária, possibilitando ao aluno novas formas de se movimentar, além de descobrir novas habilidades físicas. Dentro do planejamento das aulas, estão os trabalhos com outras modalidades de danças, o Jazz e a Dança livre, tornando o praticante apto a conhecer outros estilos e tendo oportunidade de expressá-las ao final de ano, no espetáculo de encerramento.
GINÁSTICA RÍTIMICA

Ginástica Rítmica, é uma modalidade essencialmente feminina, encanta por aliar o movimento expressivo do corpo, com a utilização dos aparelhos, interpretados através da música. É um esporte arte. A Ginástica Rítmica também traz uma série de benefícios à quem pratica, principalmente na idade escolar.

Ajuda a melhorar a coordenação motora, a força, a flexibilidade, o ritmo, a resistência e a agilidade. Auxilia também na concentração.

Estimula as atividades em equipe, incentiva a cooper e a colaborar com o grupo. Isto traz repercussões sociais incríveis porque as alunas aprendem na prática, o senso de coletividade que, mais pra frente se traduzirá em senso de cidadania.

Um esporte assim tão bonito proporciona maior autoestima e, ajuda a adquirir autoconfiança, a ter perseverança e muita força psicológica para competir.

Participamos de competições escolares e sempre alcançamos ótimos resultados. Com medalhas e lugares ao pódio. Além de competições há também nossa linda Festa de Encerramento, realizada com muito carinho e dedicação, onde todas as alunas podem participar.
TEATRO

As aulas de teatro no Colégio Barão de Mauá têm por objetivo principal promover um ambiente de interação entre os alunos, no qual são trabalhadas, através de jogos de encenação, as emoções e as reflexões acerca de si na relação com o outro.

Além das propostas ligadas ao exercício teatral, são também trabalhadas outras disciplinas em Arte, promovendo uma integração entre linguagens e favorecendo a compreensão de que o aprendizado pode se dar por diferentes vias. Nesse contexto diversos aspectos são experimentados: a memorização, a coordenação motora, a criatividade, a percepção espacial, além de vivenciar momentos de relaxamento, o que aumenta a disponibilidade para a vivência de novas experiências no âmbito coletivo.

Colégio Barão de Mauá 2020 ®   Todos os direitos reservados.
Acesse também:  O Barãozinho   Fundação Kasinski   Quedas do Rio Bonito