Na perspectiva da Educação, a proposta pedagógica é o grande alicerce para que a Instituição de Ensino faça as conexões e articulações necessárias para se construir o aluno como o sujeito que se deseja inserir em sociedade. Segundo a LDB, a Lei de Diretrizes e Bases 9.394/96, é um documento de referência. Também chamada de projeto pedagógico, projeto político-pedagógico ou projeto educativo.
O Colégio Barão de Mauá adota uma proposta pautada em concepções pedagógicas ativas, que privilegiam a construção significativa do conhecimento, o desenvolvimento das competências socioemocionais e o preparo para o exercício da cidadania e a qualificação para a inserção no mercado de trabalho.
Tais concepções colocam o aluno como protagonista de seu aprendizado, por meio de métodos inovadores e com a utilização de recursos tecnológicos que possibilitam uma melhor compreensão e interação com conteúdos disponibilizados.
Os princípios filosóficos que sustentam a Proposta Pedagógica do Colégio Barão de Mauá são: o respeito a si, ao outro e à natureza. A Proposta baseia-se, ainda, em quatro pilares da Educação onde o aluno será levado a: aprender a aprender, aprender a ser, aprender a conviver, e aprender a fazer.
Alicerçado numa Proposta Pedagógica que respeita a diversidade, as necessidades especiais e os interesses dos alunos no processo de desenvolvimento, o Colégio Barão de Mauá valoriza os conteúdos, aprendizagens e conceitos essenciais das diferentes áreas de conhecimento e da formação humana, atribuindo-lhes uma dimensão atual e inovadora, almejando resultados qualitativos e quantitativos para se construir uma sociedade mais justa e solidária através de um sujeito ativo e transformador, dinâmico, reflexivo, crítico, feliz, criativo, inovador e com autonomia para que saiba buscar e propor soluções para os problemas em sociedade e que seja apto a reconhecer e lidar com suas emoções e do outro.
Diversificadas, as atividades são promovidas de acordo com o contexto educacional, baseando-se em uma metodologia de aprendizagem significativa, em que práticas de participação solidária e de incentivo ao trabalho coletivo valorizam a cultura pré-existente nos alunos e em suas famílias e fomentam o exercício de sua plena cidadania e interação social.
Para tanto, o Colégio Barão de Mauá valoriza o aprendizado bilíngue, a prática esportiva e as expressões culturais, evidenciando o espírito de equipe e coletividade, o estabelecimento de metas possíveis, objetivos claros, perseverança, planejamento, cumplicidade e principalmente a participação da família no processo de construção do ensino-aprendizagem.