Uma escola completa oferece a formação global do cidadão e a preparação para o mercado de trabalho, da Educação Infantil ao Ensino Técnico.

PROPOSTA PEDAGÓGICA

Na perspectiva da Educação, a proposta pedagógica é o grande alicerce para que a Instituição de Ensino faça as conexões e articulações necessárias para se construir o aluno como o sujeito que se deseja inserir em sociedade. Segundo a LDB, a Lei de Diretrizes e Bases 9.394/96, é um documento de referência. Também chamada de projeto pedagógico, projeto político-pedagógico ou projeto educativo.

O Colégio Barão de Mauá adota uma proposta pautada em concepções pedagógicas ativas, que privilegiam a construção significativa do conhecimento, o desenvolvimento das competências socioemocionais e o preparo para o exercício da cidadania e a qualificação para a inserção no mercado de trabalho.

Tais concepções colocam o aluno como protagonista de seu aprendizado, por meio de métodos inovadores e com a utilização de recursos tecnológicos que possibilitam uma melhor compreensão e interação com conteúdos disponibilizados.

Os princípios filosóficos que sustentam a Proposta Pedagógica do Colégio Barão de Mauá são: o respeito a si, ao outro e à natureza. A Proposta baseia-se, ainda, em quatro pilares da Educação onde o aluno será levado a: aprender a aprender, aprender a ser, aprender a conviver, e aprender a fazer.

Alicerçado numa Proposta Pedagógica que respeita a diversidade, as necessidades especiais e os interesses dos alunos no processo de desenvolvimento, o Colégio Barão de Mauá valoriza os conteúdos, aprendizagens e conceitos essenciais das diferentes áreas de conhecimento e da formação humana, atribuindo-lhes uma dimensão atual e inovadora, almejando resultados qualitativos e quantitativos para se construir uma sociedade mais justa e solidária através de um sujeito ativo e transformador, dinâmico, reflexivo, crítico, feliz, criativo, inovador e com autonomia para que saiba buscar e propor soluções para os problemas em sociedade e que seja apto a reconhecer e lidar com suas emoções e do outro.

Diversificadas, as atividades são promovidas de acordo com o contexto educacional, baseando-se em uma metodologia de aprendizagem significativa, em que práticas de participação solidária e de incentivo ao trabalho coletivo valorizam a cultura pré-existente nos alunos e em suas famílias e fomentam o exercício de sua plena cidadania e interação social.

Para tanto, o Colégio Barão de Mauá valoriza o aprendizado bilíngue, a prática esportiva e as expressões culturais, evidenciando o espírito de equipe e coletividade, o estabelecimento de metas possíveis, objetivos claros, perseverança, planejamento, cumplicidade e principalmente a participação da família no processo de construção do ensino-aprendizagem.

NOSSOS DIFERENCIAIS

Sistema de Ensino:

De reconhecida eficiência, o Sistema Anglo de Ensino une tradição e modernidade, tanto nos materiais didáticos, quanto na metodologia de ensino; há mais de 60 anos promove a aprovação nos vestibulares mais concorridos do País e recentemente, na formação de alunos em toda a Educação Básica.

Professores:

Alinhada ao Sistema Anglo de Ensino, que influenciou importantes mudanças na educação do País, a atuação da equipe proporciona uma proposta diferenciada aos alunos.

Segurança:

Área de embarque e desembarque, Portões eletrônicos, Circuito interno de câmeras, Portaria, Rádios de comunicação, Controle na entrada e saída, Carteirinhas de identificação, Uso do uniforme.

Enfermaria:

O atendimento na enfermaria de nosso Colégio é realizado por profissional devidamente habiitado e experiente no trabalho em escolas. Sua especialidade é cuidar das queixas de enfermidades dos alunos, professores e demais funcionários, realizar os atendimentos de primeiros socorros, fazer os encaminhamentos emergenciais e ministrar medicamentos autorizados pelos responsáveis, com receita médica, de acordo com as normas vigentes.

Escola de Esportes:

A partir dos 5 anos de idade: Futebol Society.

Período Integral:

Oferecemos como opção às famílias, o período integral para alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental I.

Oferecemos também a opção do Integral por diária, de acordo com a necessidade da família.